Nome cientifico: Bauhini forficada
Classificação: Espécie
Classificação superior: Bauhinia
Pata de vaca: Também conhecida como mão de vaca, pata de boi e unha de boi, a planta medicinal é muito utilizada para complementação de tratamento medicamentoso do diabetes. De origem brasileira, paraguaia, argentina e uruguaia, a planta possui tronco espinhoso e flores grandes, normalmente de coloração branca ou avermelhada. A árvore pode chegar aos 6 m de altura, e suas folhas são relativamente grandes, com até 15 cm de comprimento e 14 cm de largura. As folhas da planta de nome científico Bauhinia foticata podem ser encontradas para comprar em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.
Modo do cultivo: Devemos encontrar espaços amplos para essa planta crescer graças a seu porte arbóreo. Embora a maioria das variações como a Bauhínia Fortifica dificilmente passarão dos cinco metros de altura, algumas como a Bauhínia Blaqueana podem chegar a atingir dez metros.
Para seu plantio devemos abrir uma cova bem maior que seu torrão, pelo menos o dobro de profundidade e diâmetro, preenchendo o espaço extra de solo devidamente preparado.
Benefícios: O chá feito com as folhas da pata de vaca são usados para combater o diabetes, uma vez que suas propriedades agem de forma a fazer com que o pâncreas produza mais insulina, reduzindo também o nível de açúcar no sangue. Além disso, auxilia na redução do colesterol, age como diurético e emagrecedor. Pode ser usado ainda para tratamento de problemas do fígado, intestino, estômago, rins, e no combate à diarreia, insuficiência urinária, prisão de ventre e urina solta.
Preparo do chá da pata de vaca: O chá de pata de vaca deve ser feito com a proporção de uma ou duas folhas da árvore para duas xícaras de água. Lave e pique as folhas e coloque em um recipiente junto com a água. Leve ao fogo em seguida e, ao alcançar fervura, aguarde mais aproximadamente cinco minutos, desligando em seguida. Tampe a solução e espere amornar. Coe e consuma em seguida, a porção de duas xícaras ao longo do dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário