Nome científico: Origanum majorana
Classificação: Espécie
Classificação superior: Origanum
Manjerona: Uma das plantas medicinais atuantes é a manjerona. Tendo como nome científico Origanum majorana L, esta planta é nativa da Europa, mas atualmente pode ser encontrada em praticamente qualquer parte do mundo. Tem características rasteiras, folhas ovais e pequenas, podendo a planta atingir até 50 cm de altura e possuindo aroma extremamente agradável, vindo até ser confundido com um caro perfume francês. Fazendo parte da família das Libadas, esta planta também pode ser conhecida popularmente como manjerona-verdadeira, manjerona-inglesa, flor-de-himeneu, manjerona-hortenses ou amáraco. Muitas vezes é confundida com o orégano devido à sua semelhança estrutural.
Modo do cultivo: É perene nos climas frios e precisa ser tratada como planta anual, que brota a cada primavera, deixar as sementes em local fechado e bem protegido. Se for colocada em um pote antes do inverno, a manjerona aguentará o frio numa janela que receba o sol, podendo ser usada como tempero. Sua reprodução se dá por divisão de touceiras.
Beneficios: Funciona muito bem em relação à problemas intestinais e ou estomacais como diarreia, flatulências, má digestão e falta de apetite. Age em casos de problemas respiratórios como asma, bronquite, resfriados, gripes e tosses acompanhadas de catarro. Tratando-se de dores, auxilia no combate à dor reumática, cólica menstrual, cólica intestinal, reumatismo e contusão. Em outros aspectos, funciona em casos de herpes genital, apatia e falta de libido.
Preparo do chá de manjerona: 2 colheres de manjerona, 1 litro de água. Coloque a água e a erva em uma panela e leve ao fogo, assim que começar a ferver, desligue, tampe e mantenha abafado por 10 minutos. Depois coe e tome em pequenas porções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário