segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Alcachofra




A alcachofra é uma planta com  um a dois metro de altura da família das compostas de caules estriados,de folhas penatífidas ,onde  as folhas e o caule e também as raízes são utilizadas para fazer “extratos” os quais possuem alta  concentração de substância de vitamina C e sais minerais, tais como (Ácido fólico,colagoga) suas flores que possuem coloração que varia do azul ao roxo, estão reunidas em um grande capítulo envolvido por numerosas brácteas coriáceas, que é a parte comestível da inflorescência da planta. A alcachofra produz grandes frutos aquênios, normalmente secos e é considerada uma planta perene.



Para que serve a  Alcachofra?



A planta pode auxiliar no estímulo ao fluxo de bílis do fígado, e ainda há indícios de que ela pode auxiliar na redução de sintomas e mal estar, como azias e queimações. Afirma-se que a alcachofra pode reduzir sintomas comuns de “ressacas” pós consumo de bebidas alcoólicas, também. A sua funcionalidade também pode se estender à redução de colesterol elevado, síndrome de intestino irritável, problemas renais, retenção de líquidos, anemia, infecções de bexiga, artrite e problemas hepáticos.
















  Classificação científica

  Reino: Plantae

  Divisão: Magnoliophyta

 Classe: Magnoliopsida

 Ordem: Asterales

 Família: Asteraceae

 Gênero: Cynara

 Espécie: Cynara cardunculus



Indigestão



Afirma-se que o extrato das folhas de alcachofra pode reduzir sintomas como náuseas, vômitos, flatulências e dores na região abdominal. A previsão de início de efeito na redução desses sintomas é após a segunda semana de tratamento. Destaca-se o período de 8 semanas como referência para interromper o tratamento.



Colesterol alto



Ao consumir o extrato de alcachofra, afirma-se que ela contribui para a redução significativamente de lipoproteína total e de baixa densidade, sendo este o LDL o mau colesterol, e a lipoproteína LDL alta densidade ou para HDL,para um  bom colesterol. Recomenda-se o tratamento de 6 a 12 semanas, podendo serem notados os efeitos positivos a partir da sexta semana.

Abaixo você conhecerá alguns dos possíveis benefícios que a alcachofra pode oferecer.
·         Problemas renais;
·         Anemia;
·         Retenção de líquidos;
·         Artrite;
·         Problemas no fígado;
·         Auxilia na prevenção de surgimento de cálculos biliares;
·         Reduz a pressão arterial elevada.

Como consumir a alcachofra em forma natural ou em cápsula pesquisas científicas estudaram o consumo das seguintes dosagens:



· Para emagrecer: Recomenda-se o consumo de 2 a 3 cápsulas de alcachofra durante o dia. Elas podem ser ingeridas de 30 a 20 minutos antes das principais refeições do seu dia. A ingestão de alcachofra na versão chá também é permitida, podendo consumir de 2 a 3 xícaras por dia.

· Para redução de azia: Consumir as folhas de alcachofra. Recomenda-se de 320 a 640 mg pelo menos 3 vezes ao dia. Estudos específicos utilizaram um extrato específico, o qual é conhecido como Ale Li 220, na Alemanha.

· Para o colesterol elevado: Recomenda-se o consumo entre 1800 a 1920 mg por dia de um extrato de alcachofra específico, o qual é conhecido como Valverde Artischocke, sendo consumido em 2 ou 3 doses divididas. Os produtos que contêm 60-1500 mg por dia do ingrediente ativo, Cinarina, também têm sido utilizados.



Chá de alcachofra para emagrecer.



Ingredientes:

·         3 colheres (sopa) de folhas secas de alcachofra

·         1 litro de água

Modo de preparo:


Adicione as folhas de alcachofra em uma panela com a água fervente e deixe ferver por mais 5 minutos. Coe a mistura e adicione um pouco de mel ou Stévia para adoçar o chá, caso seja necessário.

Dicas: Para melhorar o efeito do chá e garantir todos os seus benefícios, é importante praticar exercício físico pelo menos 3 vezes por semana e seguir uma dieta saudável e equilibrada, retirando da alimentação frituras, refrigerantes e açúcar, preferindo uma alimentação mais natural com consumo de saladas.
 

Informação nutricional da Alcachofra
Componentes
Quantidade por 100g
Energia
35 calorias
Água
81 g
Proteína
3 g
Gordura
0,2 g
Carboidratos
5,3 g
Fibras
5,6 g
Vitamina C
6 mg
Ácido Fólico
42 mcg
Magnésio
33 mg
Potássio
197 mcg


Curiosidade:
Algumas culturas locais utilizam a alcachofra para o tratamento de picadas de cobras, no tratamento e prevenção de cálculos biliares, redução de pressão arterial, redução dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, além de ser utilizada como estímulo para o aumento de fluxo de urina, como tônico ou estimulante.

Onde comprar?
As folhas de alcachofra podem ser adquiridas em lojas de produtos e ervas naturais. As versões em cápsulas podem ser compradas em lojas de suplementos alimentares e também em lojas de produtos naturais.



BRENDA (201)

Um comentário: